Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT): 
Instrumento de Diagnóstico e Monitoramento de QVT nas Organizações (Ferreira, 2009)
O Que é o Inventário? 
É um instrumento de pesquisa, de natureza quantitativa (escala psicométrica do tipo Likert) e qualitativa (quatro questões abertas), que permite conhecer, com rigor científico, o que pensam os respondentes sobre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em uma dada organização. Trata-se de um instrumento científico validado e que foi desenvolvido com base em diversas pesquisas realizadas.
Qual é a Sua Utilidade?
O Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT) tem quatro utilidades principais. Ele permite:
·       Realizar um diagnóstico rápido, com rigor científico, de como os trabalhadores avaliam a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) na organização na qual trabalham;
·       Gerar subsídios fundamentais para a concepção de uma política de QVT e um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) com base nas expectativas e necessidades apontadas pelos respondentes;
·       Identificar indicadores (comportamentais, epidemiológicos e perceptivos) de QVT que auxiliam na gestão do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT);
·       Monitorar, longitudinalmente, a evolução da QVT na organização.
 O Inventário é constituído por dois eixos instrumentais: uma parte quantitativa (escala psicométrica do tipo Likert) e outra qualitativa (questões abertas). Estes eixos são complementares e permitem realizar um diagnóstico de QVT com alto grau de confiabilidade. 
O Inventário é, portanto, um instrumento estratégico para a gestão de QVT.
O Que Avalia a Parte Quantitativa do IA_QVT?
Ela é constituída por cinco fatores (61 itens) que estruturam conceitualmente a QVT (de viés preventivo) sob a ótica dos respondentes. Os fatores são os seguintes:
    Condições de Trabalho (alfa(*) 0,90): Expressa as condições físicas (local, espaço, iluminação, temperatura), materiais (insumos), instrumentais (equipamentos, mobiliário, posto), suporte (apoio técnico) que influenciam a atividade de trabalho e colocam em risco a segurança física. Esse fator é constituído de 12 itens. Exemplo: ”O local de trabalho é confortável”.
    Organização do Trabalho (alfa 0,73): Expressa as variáveis de tempo (prazo, pausa), controle (fiscalização, pressão, cobrança), traços das tarefas (ritmo, repetição), sobrecarga e prescrição (normas) que influenciam a atividade de trabalho. Esse fator é constituído de 9 itens. Exemplo: “No [nome do órgão], as tarefas são repetitivas”
    Relações Sócio-Profissionais de Trabalho (alfa 0,89): Expressa as interações sócio-profissionais em termos de relações com os pares (ajuda, harmonia, confiança), com as chefias (liberdade, diálogo, acesso, interesse, cooperação, atribuição e conclusão de tarefas), comunicação (liberdade de expressão) ambiente harmonioso e conflitos que influenciam a atividade de trabalho. Esse fator é constituído de 16 itens. Exemplo: “É comum o conflito no ambiente de trabalho”.
    Reconhecimento e Crescimento Profissional (alfa 0,91). Expressa variáveis relativas ao reconhecimento no trabalho (existencial, institucional, realização profissional, dedicação, resultado alcançado) e ao crescimento profissional (oportunidade, incentivos, eqüidade, criatividade, desenvolvimento), que influenciam a atividade de trabalho. Esse fator é constituído de 14 itens. Exemplo: ”Sinto-me reconhecido pela instituição onde trabalho”.
    Elo Trabalho-Vida Social (alfa 0,80): Expressa as percepções sobre a instituição, o trabalho (prazer, bem-estar, zelo, tempo passado no trabalho, sentimento de utilidade, reconhecimento social) e as analogias com a vida social (casa, família, amigos) que influenciam a atividade de trabalho. Esse fator é constituído de 10 itens. Exemplo: “Sinto-me mais feliz no trabalho no [nome do órgão] que em minha casa”.
Na parte quantitativa, o Inventário utiliza a seguinte escala de concordância:
O Que Avalia a Parte Qualitativa do IA_QVT?
A parte qualitativa do inventário é constituída por quatro questões abertas: “Na minha opinião, Qualidade de Vida no Trabalho é...”; “Quando penso no meu trabalho no [nome do órgão], o que me causa mais bem-estar é...”; Quando penso no meu trabalho no [nome do órgão], o que me causa mais mal-estar é...”; “Comentários e sugestões”.
Como é Feito o Tratamento dos Dados Coletados?
O tratamento da parte quantitativa é feito com o uso do aplicativo SPSS (Pacote Estatístico para as Ciências Sociais) que gera resultados descritivos (ex. freqüências, médias, desvio padrão) e inferenciais (ex. correlação estatística entre idade e percepção de condições de trabalho).
O tratamento da parte qualitativa é feito com o uso do software francês Alceste (Análise Lexical de Contexto de um Conjunto de Segmentos de Textos). O aplicativo foi desenvolvido por Max Reinert (1990) e permite identificar as informações essenciais das respostas às questões abertas a fim de extrair os Núcleos Temáticos Estruturadores do Discurso.
Eis um exemplo de definição de QVT feita por um respondente na parte aberta do Inventário:
Como é Feita a Aplicação do IA_QVT?
A aplicação pode ser feita de duas formas.
A primeira é no formato impresso (ex. cartilha). Essa modalidade é mais onerosa e demanda maior tempo para o diagnóstico de QVT. O requisito mínimo de escolaridade do respondente é o 1º grau completo.
A segunda modalidade é no formato digital no qual o IA_QVT é disponibilizado no site do ErgoPublic (Grupo de Estudos e Pesquisas em Ergonomia Aplicada ao Setor Público). Essa modalidade é menos onerosa e oferece ganho de tempo na realização do diagnóstico. Nesse caso, o respondente necessita, além do 1º grau completo, ter experiência mínima de uso da Internet e um computador disponível.
Em ambos os casos, a confidencialidade dos dados, tanto na coleta quanto na análise e divulgação são assegurados.
Um valor é necessário.
E receba nossas noticias, avisos
e informativos por e-mail
Um valor é necessário.
Um valor é necessário.
Um valor é necessário.Um valor é necessário.
Um valor é necessário.Um valor é necessário.
Incluir Remover