Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 Resumo:

O objetivo desta pesquisa empírica foi a de investigar a relação entre trabalho, gestão e bem-estar no contexto das escolas de samba do Rio de Janeiro e por meio das questões norteadoras, ligadas aos objetivos específicos, procurou-se respondê-las para que servissem de direcionamento para a discussão teórica e dos resultados. As questões norteadoras foram (1) Como se caracteriza o contexto organizacional de uma escola de samba? (2) Como se caracteriza a atividade de trabalho carnavalesca? (3) Como se caracteriza a gestão do trabalho na escola de samba? (4) Como se caracteriza o bem-estar no contexto de trabalho da escola de samba? Para tal representação, utilizou-se como filiação epistemológica, a Ergonomia da Atividade e seus pressupostos de eficiência, eficácia e bem-estar do trabalhador e na abordagem metodológica, os pressupostos da Análise Ergonômica do Trabalho em conjunto com os instrumentos de coleta de dados: análise documental, observações livres, entrevistas individuais, grupos focais e observações sistemáticas com registros fotográficos. Após os levantamentos, procurou-se classificar e categorizar os resultados da pesquisa para facilitar a discussão e a ponderação. O delineamento de pesquisa foi de viés qualitativo de investigação correlacional e com o intuito de conhecimento da relação entre as dimensões analíticas. A pesquisa foi realizada em uma organização popular carnavalesca que presta serviços à comunidade e as fontes de dados foram primárias e secundárias. Os resultados indicaram, de uma forma geral, a existência de bem-estar dos trabalhadores no contexto da escola, apesar de se deparar com inadequadas condições de trabalho. O contexto da escola de samba é caracterizada pelo tripé bloco carnavalesco, samba e comunidade, por diversas contradições existentes no espaço de convívio e por uma estrutura organizacional potencialmente adequada. A atividade de trabalho carnavalesca é bastante marcada pela estruturação do trabalho e fortemente influenciada pelo contexto sócio-cultural e a trajetória de vida dos trabalhadores, demonstrando ser este o diferencial entre as escolas de samba e as organizações convencionais. Os aspectos afetivos de engajamento, envolvimento e comprometimento são recorrentes nos discursos de trabalhadores e gestores carnavalescos. A gestão do trabalho na escola de samba tem destaque especial nos núcleos autoridade técnica/liderança democrática e coletividade na execução do trabalho, evidenciando elementos participativos dos trabalhadores. Na gestão também aparece como aspectos marcantes o discurso organizacional relacionados à afetividade, componentes da gestão convencional e as crenças organizacionais que pautam as ações e decisões da agremiação. O bem-estar no contexto de trabalho da escola de samba é caracterizado pela satisfação, identificação, significado e reconhecimento do trabalhador e pelas estratégias de mediação para lidar com o mal-estar. Com isto, depara-se com sólidos indícios da existência de bem-estar no contexto de trabalho da escola de samba, apesar dos inúmeros problemas de condições e formalização do trabalho encontrados na agremiação. Sugere-se que os aspectos relacionados ao modo de gestão da escola de samba fossem vinculados aos aspectos formais das organizações convencionais para que houvesse uma gestão mais humanizada. Neste sentido, seria interessante realizar estudos com os dois modos de gestão como agenda futura de pesquisa. 

Abstract:

The objective of this research was to empirically investigate the relationship between labor, management and welfare in the context of the samba schools of Rio de Janeiro and through the guiding questions related to specific goals, we tried to answer them that they may serve targeting for theoretical discussion and results. The guiding questions were (1) How do you characterize the organizational context of a samba school? (2) is characterized as a work activity carnival? (3) How do you characterize the management of work in the school of samba? (4) How to characterize the welfare work in the context of the samba school? For this representation, was used as epistemological affiliation, the ergonomics of the activity and its assumptions of efficiency, effectiveness and well-being of the worker and the methodological approach, the assumptions of Ergonomic Work Analysis together with the instruments of data collection: document analysis, observations free, individual interviews, focus groups and systematic observations with photographic records. After the surveys, we tried to classify and categorize the search results to facilitate discussion and reflection. The research design was correlational bias and qualitative research aimed at understanding the relationship between the analytical dimensions. The survey was conducted in a carnival grassroots organization that provides services to the community and the data sources were primary and secondary schools. The results showed, in general, the existence of well-being of workers in the context of school, even though faced with inadequate working conditions. The context of the samba school is characterized by the tripod carnival, samba and community, several contradictions in living space and an organizational structure potentially suitable. Work activity is quite marked by carnival-structuring of work and strongly influenced by socio-cultural context and the path of life of workers, demonstrating that this is the difference between the samba schools and organizations conventional. The affective aspects of engagement, involvement and commitment are recurrent in the discourse of carnival workers and managers. The management of labor in the samba school has special emphasis on core technical authority / leadership in implementing democratic and collective work, emphasizing participatory elements of the workers. In the management also appears as the important aspects related to affective organizational discourse, components of conventional management and organizational beliefs that guide actions and decisions of the party. The welfare in the workplace of the samba school is characterized by satisfaction, identification, meaning, and recognition of the worker and mediation strategies to deal with the discomfort. With that, faced with solid evidence of the existence of well-being in the workplace of the samba school, despite the many problems and conditions found in the formalization of association. It is suggested that the aspects related to the administration of the samba school were linked to the formal aspects of conventional organizations so that there was a more humanized. In this sense, it would be interesting to conduct studies in the two modes of management and future research agenda.

Link: javascript:void(0);/*1481205354436*/

Um valor é necessário.
E receba nossas noticias, avisos
e informativos por e-mail
Um valor é necessário.
Um valor é necessário.
Um valor é necessário.Um valor é necessário.
Um valor é necessário.Um valor é necessário.
Incluir Remover