Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Trabalho em debate: leituras sobre a crise   

Quinta-feira, 29 de outubro, das 14h30 às 17h30, UNB, auditório do SOL – Departamento de Sociologia.

Jean Louis Laville

Desenvolvimento, Eqüidade e Sociologia Econômica: a pertinência em revisitar a Sociologia Econômica nos dias atuais

Sociólogo e economista, é professor do Conservatoire National des Arts et Métiers - CNAM, pesquisador junto ao Laboratório Interdisciplinar de Sociologia e Economia - LISE (CNRS-CNAM, Paris) e coordenador europeu do Instituto de Política Econômica Karl Polanyi. Dentre suas publicações as mais recentes são: Economia Solidária ; Dicionário Internacional da Outra Economia ; Una Tercera Via para el Trabajo ; Economia Solidária: uma perspectiva internacional; Ação Pública e Economia Solidária, dentre outras publicações

Vincent De Gaulejac

O poder do manager e a ideologia da gestão: a contaminação do político pelos paradigmas econômicos

Sociólogo, é professor na Université Paris 7, diretor do Laboratoire du Changement Social, presidente do Comitê de Pesquisa em Sociologia Clínica da Associação Internacional de Sociologia. Um dos principais representantes franceses da corrente Sociologia Clínica, que busca articular as dimensões sociais e psíquicas a partir do estudo do campo da gestão social do trabalho, se debruçando sobre a os dilemas postos atualmente na organização do trabalho utilizando-se das trajetórias e das experiências. A ele é creditada a formulação de conceitos importantes para a compreensão do sujeito contemporâneo, tal como a “neurose de classe”, articulando a exigência da reflexão entre os conflitos sociais e os conflitos psíquicos. É autor de Gestão como doença socia” e As Origens da Vergonha dentre outras publicações.

François Xavier Merrien

O Estado Social face à Globalização: uma perspectiva internacional comparada

Sociólogo, é professor da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas de Lausanne (Suíça). Suas pesquisas estão voltadas para a proteção social e as políticas de desenvolvimento social numa perspectiva internacional comparada. Autor de inúmeras publicações sobre a temática do Estado-providência e as políticas sociais, dentre elas L’État-providence  e L'Etat social face à la globalisation: une perspective internationale comparée; Face à la Pauvreté e Les nouvelles politiques de la Banque Mondiale: le cas des pensions.

Um valor é necessário.
E receba nossas noticias, avisos
e informativos por e-mail
Um valor é necessário.
Um valor é necessário.
Um valor é necessário.Um valor é necessário.
Um valor é necessário.Um valor é necessário.
Incluir Remover